Mar de Emoções, um projecto de dois amigos.. Dora e Jorge
num cantinho onde se pode ouvir musica... um cantinho onde se pode dedicar uma poesia, um pensamento ... Enfim, um cantinho de Emoções!
Quartas-feiras das 20h às 22h e aos Sábados das 18h ás 20h
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarOlá!
ResponderEliminarSou Lígia Silva, brasileira, residente em Valongo Portugal. Gostaria de participar do passatempo " Giratório ", promovido através do Blog Mar de Emoções.
Desejo iniciar minha participação enviando fotos da minha cidade Valongo
Uma das fotos, nos mostra a Rotunda dos Padeiros. Uma linda homenagem aos padeiros e padeiras que muito contribuíram para o crescimento de Valongo, através da actividade da panificação e fabrico de biscoitos.
Uma interessante história merece ser destacada, para melhor entendimento e valorização das imagens e propriamente da ROTUNDA.
"O pão pequenino, designado molete, foi inventado aqui em Valongo. Durante as Invasões Francesas era em Valongo que se fazia o pão que se comia no Porto. O general francês que comandava o exército inimigo, Molet, era grande apreciador desse pão. Em Valongo, os padeiros já sabiam que todos os dias o pão tinha que estar pronto à mesma hora e quando colocavam as cestas nas carroças que iam para o Porto diziam: Lá vai o pão para o Molete! (Como não sabiam falar francês, era assim que o chamavam.) Desta forma começou-se a chamar de "moletes" aos pãezinhos pequeninos de Valongo".